Me formei em Administração de Empresas pela PUC-RJ e trabalhei 7 anos em diferentes empresas no mercado financeiro. Comecei, ainda muito novo, a ganhar muito mais dinheiro do que precisava pra viver bem. Porem sempre me interessei pelo meu desenvolvimento pessoal, especialmente no que dizia respeito ao “meu mundo interior”.

Desde os 20 anos faço terapia, independente se o momento de vida era bom ou ruim, porque entendia e entendo o processo como algo essencial pro meu crescimento como ser humano. Bem cedo tinha tentado a meditação, porem meu primeiro contato foi frustrante, pois me foi dito que deveria apenas “sentar e não pensar em nada”. Com o passar do tempo acabei reencontrando a meditação e descobri que meditar era muito, mas muito mais que isso, e na verdade “sentar e não pensar em nada” sequer é uma instrução pra prática.

Aos 27 anos, quando ainda trabalhava no mercado financeiro, sofri uma crise de pancreatite. Eu não sabia nem que pancreatite existia, muito menos que podia matar. E ali comecei uma saga que durou aproximadamente 7 anos em busca de uma cura, já que nenhum medico conseguia descobrir a causa da doença. Foram 9 internações. 5 cirurgias. Algumas que mais se assemelhavam a tortura medieval. Cada vez que era internado tinha que ficar pelo menos 5 ou 6 dias sem comer nem beber nada, o que na verdade é único tratamento disponível pra doença (alem de remédios pra dor). Foi nesse período da minha vida que a prática consistente da meditação começou a fazer parte da minha vida. E foi um suporte imenso que me ajudou a passar por todas essas dificuldades.

Mais ou menos na mesma época que as crises de pancreatite começaram, em busca de uma vida com mais plenitude, tomei a decisão de seguir meu coração e fui atrás do sonho de ser músico. Me aproximei ainda mais da meditação  como praticante e estudioso, e de outros conhecimentos que poderiam me trazer crescimento interior. Foram diversos livros, aulas, palestras e cursos, tais como: Alegria de Viver nível 1, 2 e 3 com Myoshin Kelley (Curso Yongey Mingyur Rinpoche); CEB com Elisa Kozasa; Arte de Viver nível Meditação e Respiração; Curso Eneagrama com Paolo Quatrini; Oficina de Palhaçaria com Márcio Libar, Comunicação Não Violenta com Dominic Batter e Science of Happiness (Ciência da Felicidade) pela University of California – Berkeley.

Em Julho de 2014 embarquei pra Holy Isle na Escócia pro treinamento/retiro de 5 semanas, o CEBTT (Cultivating Emotional Balance Teacher Training) com os professores doutores Alan Wallace e Eve Ekman e mais um grupo de incrível de pessoas de diversas partes do mundo. Poucas vezes me senti tão pleno e tão “em casa”. Voltei de lá com a certeza de que gostaria que o CEB continuasse fazendo parte da minha vida.

Atualmente, além de certificado como instrutor internacional do curso Cultivating Emotional Balance (CEB) pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, dou aulas de meditação, e sou compositor, violonista e vocalista da banda Destemido Walace (http://www.destemidowalace.com.br).

Facebook: https://www.facebook.com/duda.nascimento.02

Contato: eduardo.arnascimento@gmail.com