É com muita honra e entusiasmo que me tornei instrutora de CEB, através do treinamento internacional feito na Escócia com o Prof. Alan Wallace e Eve Ekman! Conheci o CEB em 2012 com a Profa. Elisa Kozasa na Associação Palas Athena em São Paulo e gostei tanto que quis me aprofundar.

Sou professora de yoga desde 1985, apesar de ser graduada em Letras (Português e Inglês – com créditos de mestrado pela UFMG) e em Administração de Comércio Exterior. Pratiquei yoga com ótimos professores, como Georg Kritikós – Sarvananda, Maria José Marinho, Jak Pilosof (em Belo Horizonte, MG), Leopoldo Chariarse, Armin Gottman (Alemanha), M.L. Gharote, Shrikrishna, Dr Bhole (esses 3 na Índia)dentre outros. Também fiz cursos de formação em Reiki (mestre/sensei nível 3-B), Ho’ Oponopono, em constelação familiar e em analista em psicossomática sistêmica, que nos ensinam uma nova forma de olhar para os distúrbios e a Ordem do Amor.

O que o CEB veio acrescentar ao meu trabalho é a forma como nos ensina a lidar diretamente com as emoções destrutivas, usando conhecimentos da psicologia e de técnicas budistas, mas de forma não-religiosa. É aí que entra a meditação.
A minha prática da meditação se intensificou muito com a yoga e com o Zen Budismo e do Budismo Tibetano. Aprofundei-me no assunto com o curso de formação de multiplicadores em meditação com a maravilhosa profa. Lia Diskin da Associação Palas Athena, onde também tive contato com Geshe Lhakdor, Geshe Lobsang Tenzin Negi e tantos outros grandes nomes da meditação. Continuo me aprofundando no conhecimento e prática de meditação principalmente através dos cursos do Prof. Alan Wallace, tendo participado em 2015 de um retiro de 8 semanas na Austrália.
Além das aulas de yoga, reiki e meditação, participei da equipe do prof. Marcos Rojo no curso de formação de professores de yoga na Uni-FMU de 1996 até 2012. Tenho organizado cursos de capacitação de professores em São Carlos na UFSCar (2010) e na Sarvananda Casa de Yoga (em 2012-13 foi via IEPY do prof. Marcos Rojo). Colaboro ainda com pesquisas na área de yoga junto à UFSCar, avaliando a qualidade de vida de trabalhadores e também idosos.

Tenho oferecido CEB desde 2014 tanto na forma completa – 42
horas, como cursos menores, de 20 a 26 horas (em São Luís/MA e em São Carlos/SP).

Contato: mariavelaryoga@gmail.com 
Site:
 www.mariavelaryoga.com.br
Facebook: 
http://www.facebook.com/sarvanandacasadeyoga
http:// www.facebook.com/mariaavelar.guimaraes 
Entrevista:
http://yogaemvoga.blogspot.com.au/2015/05/yoga-em-voga-entrevista-maria-avelar.html